segunda-feira, 30 de maio de 2011

Trabalho Precário

MUNICÍPIOS DO RN MANTÊM TRABALHADORES COM VÍNCULOS PRECÁRIOS

Na grande maioria dos municípios do RN, predominam as relações de trabalho precárias, principalmente no PSF. O concurso público é uma exceção. A falta de vínculo legal que assegure os direitos trabalhistas e previdenciários está fazendo com que a maioria dos jovens que ingressa na saúde viva hoje uma situação de imensa instabilidade no emprego e falta de proteção à saúde, como férias, licença-maternidade, entre outros direitos.

É necessário uma luta estadual que obrigue as prefeituras a legalizar o vínculo de trabalho desses trabalhadores municipais e que acabe com a precarização do trabalho na saúde.

Os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias tiveram, em grande parte, o seu vínculo reconhecido. No entanto, são as categorias menos valorizadas na saúde, pois tem os menores salários e uma jornada de trabalho de 8 horas sem receber uma melhor remuneração.

O Piso Nacional dos agentes de saúde até o momento não saiu do papel e não sairá caso não haja uma mobilização nacional da categoria. O Sindsaúde deve acompanhar de perto a luta nacional pelo piso dos agentes de saúde e incentivar a participação da categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário